[REFLEXÃO] Petrucio Chalegre: Expectativa e Atendimento

Não foram os tetos folheados a ouro nem as obras de arte dos salões do Hotel que me marcaram. Quando cheguei ao quarto e liguei a TV lá estava uma mensagem de boas vindas.

Petrucio Chalegre

Hospedei-me no hotel Ritz em Barcelona. Não foram os tetos folheados a ouro nem as obras de arte dos salões que me marcaram. Foi o fato de que quando cheguei ao quarto e liguei a televisão lá estava uma mensagem de boas vindas com o meu nome e da minha esposa. E também que os funcionários passaram a me tratar por “Sr. Chalegre”, mesmo que topassem comigo no corredor. Truques simples, o primeiro um software integrado com a recepção, o segundo listas ocultas com o numero dos quartos e o nome dos hóspedes, atualizadas várias vezes ao dia, quiçá com fotos digitais. E claro, muita vontade de dar um tratamento marcante, acima do esperado.

E aqui estou a fazer a publicidade da empresa. Tenho ouvido muitas histórias assim, do amigo que saiu de um hospital, na Califórnia, para buscar um remédio na farmácia próxima, e este estava pronto e com o nome do paciente gravado no rótulo. E o seguro, que foi confirmado na portaria do centro de saúde em 20 segundos?

Muito fácil também: integração do sistema do hospital com o da loja e com o sistema da companhia de seguros. E acima de tudo vontade de surpreender, exceder a expectativa.

Estamos em um mundo em que as qualidades dos produtos tendem a se comparar. Não é mais como quando eu era criança e qualquer produto importado ganhava foros de maravilha. Agora a pressão dos mercados integrados vai equalizando as mercadorias, tanto faz comprar na loja A ou B, vamos encontrar objetos semelhantes. Os preços dos similares paulatinamente se equivalem, forçados pela comparação constante em ambiente de baixa inflação.

O grande diferencial então se desloca para os serviços. Para o atendimento. As pesquisas demonstram que os sorrisos, o tratamento pessoal, a distinção, mesmo que aparente, muda tudo. Basta pensarmos em nós mesmos. Por que voltamos aquele restaurante onde o dono vai até a mesa e nos reconhece? Por que retornamos a loja em que os balconistas nos tratam como pessoas amigas? Onde realizamos uma troca com facilidade? Onde nos sentimos privilegiados? E se o comércio é eletrônico tem que ser rápido, confiável, responder na velocidade da luz a qualquer contato. Internauta é a mais impaciente das criaturas, para ele não se pode sorrir e pedir que aguarde mais um pouco.

Para produzir este efeito brilhante que repercute em referências cruzadas, trazendo mais clientes, só há uma única receita: treinamento, interesses coincidentes entre funcionários e empresa, e vontade de realizar o milagre de ser diferente da concorrência. Fácil de dizer, difícil de executar, mas perfeitamente possível.

Prajna Consultoria

Gostaria de te convidar para conhecer a Prajna Consultoria. Somos uma consultoria especializada no planejamento de soluções comerciais e estratégias de marketing, com foco no gerenciamento de recursos humanos, atuando há mais de 25 anos em diversos segmentos, do pequeno ao grande.

Trabalhamos com soluções em programas corporativos (plano de carreira, plano de preparação para aposentadoria, plano de gestão de talentos, plano de sucessão), consultoria corporativa (atendimento ao público, cargos e salários, gestão do conhecimento, gestão por competências, remuneração variável), cursos in company (comunicação assertiva, controle do tempo e do stress, liderança motivadora, foco no cliente, foco no resultado, orientação estratégica), workshops e palestras aplicadas ao ambiente corporativo.

Entre os clientes que confiaram em nosso trabalho, podemos destacar grandes organizações, como Natal Luz de Gramado, Wizard, Sadia, Azaléia, Alpargatas, Festival de Cinema de Gramado, Café Iguaçu, Transpanorama entre diversas outras. Já atuamos em regiões como Florianópolis, Joinville, Concórdia, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Londrina, Maringá, Gramado e todo o Brasil. Se quiser conhecer agora, clique aqui.